Ticker

6/recent/ticker-posts

Meninos da rua beneficiam-se de alfabetização da professora Catarina Sive, em Maputo

 


MENINOS DA RUA BENEFICIAM-SE DE ALFABETIZAÇÃO DA PROFESSORA CATARINA SIVE, EM MAPUTO

Na cidade de Maputo, quem sempre passa pela avenida 24 de Julho, para o seu posto de trabalho, diariamente vê vários meninos da rua que limpa os vidros de diversos carros que lá passam, em troca são oferecidos algumas moedas para comprar algo para o seu sustento, e para além de limpar os vidros, alguns dos meninos investem o dinheiro na aquisição de alguns acessórios de carros, para posteriormente vendê-los aos condutores.

Ao passar pela mesma avenida, na tarde desta segunda-feira, a TV Muniga, encontrou um cenário interessante e louvável. Os meninos que limpam os vidros de carros estavam  estudar aulas de matemática ao lado do edifício DHL, num quadro improvisado pela professora Catarina Sive, no portão de uma residência.

Em conversa com a TV Muniga, a professora Catarina Sive, segredou que a iniciativa nobre surge após o Colégio Global, onde trabalha, ter-lhe dado uma missão de resolver a situação dos estudos dos meninos da rua que não tem condições para uma instituição de ensino, e foi daí que desenhou o projecto denominado "No Semáforo Se Aprende", uma iniciativa que tem como objectivo principal ensinar os meninos da rua as aulas de matemática e português em coordenação com outra professora.

 Os alunos não pagam nem sequer um centavo, e Catarina, conta que os alunos beneficiários do projecto "No Semáforo Se Aprende", ganha deles muito amor e carinho, e não só, garante que tem tido aulas espectaculares com os rapazes, pois aprendem facilmente.

 Na mesma ocasião, a professora Catarina Sive, cheia de carisma e simpatia, defende que para além de estar a ensinar apenas os rapazes gostaria de dar aulas às raparigas, mas infelizmente, no trabalho deles só existem rapazes. Na mesma entrevista fez saber que gostaria que os alunos tivessem aulas de inglês, mas para o efeito será preciso que haja uma professora de inglês, portanto, apelou quem estiver interessado em ajudar os rapazes para em aulas de inglês para colaborar.

Na mesma ocasião, conversámos com o aluno Benigno Sílvio, que sonha em ser Militar para defender a Pátria, disse estar completamente feliz com as aulas que tem recebido da professora Catarina, acrescentando que gostaria de ter estudo bastante, mas mesmo assim, tem aprendido, tendo afirmado que as aulas ajudam a abrir a mente. Por outro lado, Benigno disse que no seu sector de trabalho, os condutores não têm lhes dado o devido respeito, porque as vezes quando limpam os vidros são insultados enquanto os vidros estão  limpos, porém, pede mais respeito porque cada pessoa está actuar no seu sector.

Por último, o aluno Alberto Jaime Cossa, contou à TV Muniga, que gosta muito de aprender com a professora Catarina, e que gostaria de ter concluído os estudos, mas por falta de condições financeiras, tudo foi para água baixo e finalizou com as seguintes palavras, sonho também em ser militar.

A professora de matemática, começou lecionar há sensivelmente 7 meses, actualmente conta com pelo menos 8 alunos, e dá aulas nas segunda e quinta.

Postar um comentário

0 Comentários