Na madrugada de hoje, 18 de fevereiro de 2025, três indivíduos fortemente armados tentaram assassinar Miquéias Adriano, Coordenador do Movimento VM7 em Gaza, em sua residência localizada em Chokwé. Os criminosos incendiariam uma das viaturas do coordenador antes de tentarem invadir sua casa com a intenção de cometer o homicídio. Contudo, a pronta intervenção da população local evitou que o assassinato se concretizasse.
Percebendo que seus planos haviam falhado, os agressores dispararam tiros para o ar, na tentativa de se dispersar da fúria popular, antes de fugir no veículo utilizado para o ataque.
Este incidente ocorre após um episódio igualmente grave no passado dia 8 de fevereiro, quando uma esquadra em construção em Xai-Xai, que seria inaugurada e entregue oficialmente ao governo por parte do VM7, foi incendiada. Membros da OJM, suspeitos de agirem sob ordens do Partido Frelimo, foram vistos minutos antes do incidente registrando imagens e vídeos da infraestrutura, que simbolizava uma tentativa de melhorar as condições de trabalho das forças policiais locais, que há mais de cinco anos se abrigavam sob um cajueiro.
O Coordenador do VM7, Venâncio Mondlane, expressou em um comunicado a indignação pelo ataque, reforçando que a luta pelo povo moçambicano não será interrompida. "Este é o preço que temos que pagar por termos aceito carregar a pesada cruz que levará à libertação do povo do colono atual", afirmou Mondlane, citando Elvino Dias, um herói da luta pela liberdade.
A situação segue sendo investigada pelas autoridades, enquanto a população continua a clamar por justiça e pela proteção dos seus líderes.
0 Comentários