O advogado Damião Cumbane utilizou a sua conta no Facebook para comentar as recentes declarações do Presidente da República, Daniel Chapo, que afirmou que as manifestações pós-eleitorais foram mais destrutivas do que a guerra civil de 16 anos em Moçambique. Numa abordagem marcada pela ironia, Cumbane começou por escrever: “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA TEM RAZÃO”, antes de desmontar a comparação feita pelo Chefe de Estado.
O jurista destacou que existe pouca literatura sobre o conflito armado que devastou o país entre 1976 e 1992, o que, segundo ele, abre espaço para interpretações distorcidas. “Pouca gente escreveu sobre a guerra dos 16 anos. Quando ela começou, o Presidente da República ainda não tinha nascido e, quando ela terminou, ele poderia ter, no máximo, 15 anos”, afirmou, sublinhando que a idade de Chapo à época impedia uma compreensão plena do horror e da brutalidade do conflito.
Cumbane classificou a guerra civil como uma das mais cruéis e mortíferas da história recente, sugerindo que é difícil encontrar exemplos semelhantes mesmo em manuais de história universal. A publicação surge após declarações de Chapo, que geraram forte debate no país ao colocar os protestos recentes num patamar de destruição superior ao do conflito que marcou profundamente Moçambique por mais de uma década.
0 Comentários