Tempestade Tropical deverá entrar no Canal de Moçambique a 12 de Fevereiro

 

A depressão tropical formada na bacia Sudoeste do Oceano Índico evoluiu para Tempestade Tropical Moderada e continua a ser monitorizada pelas autoridades meteorológicas. Às 08h00 de hoje, o sistema encontrava-se na posição 18.0 graus Sul e 57.1 graus Leste, registando ventos médios de 65 quilómetros por hora, com rajadas que podem atingir até 95 quilómetros por hora, deslocando-se lentamente na direcção Sudoeste a uma velocidade de 7 quilómetros por hora.

De acordo com as projecções meteorológicas, o fenómeno poderá evoluir para Ciclone Tropical na segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2026. Após essa intensificação, o sistema deverá atravessar o território de Madagáscar e, posteriormente, entrar no Canal de Moçambique na quarta-feira, 12 de Fevereiro, mantendo sob vigilância as condições atmosféricas da região.

Apesar da evolução do sistema, até ao momento não representa perigo directo para a parte continental de Moçambique. O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM, IP) assegura que continua a acompanhar de perto a trajectória e intensidade do fenómeno, apelando à população para que se mantenha atenta às informações oficiais e aos comunicados actualizados sobre a situação meteorológica.

Postar um comentário

0 Comentários