Junta Militar do Mali frustra tentativa de golpe e prende oficiais de alta patente

 


A Junta Militar que governa o Mali anunciou, nesta segunda-feira (12), ter frustrado uma tentativa de golpe de Estado supostamente liderada por oficiais do próprio exército. Em comunicado transmitido pela televisão estatal ORTM, as autoridades confirmaram a prisão de várias altas patentes, acusadas de conspirar contra o regime comandado pelo coronel Assimi Goïta.

Segundo o governo, a ação foi “orquestrada por um grupo restrito de oficiais mal-intencionados”, com alegado apoio externo. No entanto, não foram revelados detalhes sobre os países ou entidades que estariam envolvidos. Como medida de precaução, a segurança foi reforçada em pontos estratégicos da capital, Bamako, para evitar novos incidentes.

As autoridades militares informaram que foi aberta uma investigação para identificar todos os envolvidos e apurar a real extensão da conspiração. A tensão política no Mali tem-se intensificado desde a ascensão da Junta ao poder, em 2020, e episódios como este reforçam o clima de instabilidade que persiste no país.

Postar um comentário

0 Comentários